Uma Páscoa vivida de saudade...

"Foi na noite derradeira que na ceia com os Doze, coração a coração, se deu todo e para sempre..."

Quinta-Feira Santa, o meu dia preferido do ano!
É aquele dia que pode calhar em Março, Abril, até podia calhar em Junho, bem sabemos que não podia, mas enfim, não importa! Seria Quinta-Feira e seria Santa! Isto chegava para dizer: Eucaristia! Adoração do Santíssimo! Noite que se une ao dia!
É para mim, esta noite, tempo de estar junto d'Ele... Venerar e adorar a presença do Senhor, adorá-Lo no sacrário em espírito e verdade.
Não é difícil entender porque cederam ao cansaço os discípulos... eles não sabiam o que os esperava, não entendiam as palavras de Jesus quando lhes deu a comer o Seu corpo e a beber o Seu sangue...
Não é difícil compreender a fraqueza que se abateu sobre seus corpos com o avançar da madrugada... quando o enregelar dos seus ossos e o atrofiar dos seus músculos fez com que a sua resistência ao sono diminuisse e por fim abandonassem Cristo na sua agonia...
Assim como eles, não significa que não O amemos se sucumbirmos à fraqueza humana... simplesmente lutamos contra a própria natureza...
No entanto, quando perseveramos... a aurora tem um sabor a... a liberdade! Os últimos instantes antes do nascer do sol são angustiantes... mas quando podemos sentir no rosto os primeiros raios da manhã, quando ouvimos os pássaros a anunciar o dia... não posso descrever a sensação, mas é como nascer de novo... é como ter passado pela morte e ter saído incólume...
Mas, depois, as mazelas não desaparecem como quem limpa o orvalho da janela...
Sexta-feira Santa... o meu corpo tinha dores e os meus ossos ainda tremiam do frio da noite... a passagem pela noite da entrega ao Pai deixava as suas marcas e a caminhada para a hora da Paixão fazia-se no silêncio possível e com o coração fragilizado pelo encontro com Cristo que comigo chorou as dores... as mágoas... a angústia...
Foi um dia difícil... mas terminou como começou... no silêncio, no recolhimento.
Jesus repousou a noite de Sexta para Sábado no sepulcro... o seu corpo chagado e dorido finalmente deixou de ser maltratado...
Sábado Santo, tempo de recolhimento, de silêncio, de preparação para a grande festa!
Tudo está consumado... já nada está nas nossas mãos... Foi-nos retirado o príncipe deste mundo, a luz que ilumina nas trevas subiu ao Pai para, com Ele, beber o cálice que lhe estava destinado. Mas havia de voltar na Sua glória e gerar em Si e para Si a Sua Igreja.
Esperamos nós por Ele na manhã de Páscoa que se prolonga eternamente nos nossos corações como um eterno hino de Glória!
Fica a saudade destes momentos tão belos que a nossa fé nos proporciona e os sentimentos que só n'Ele fazem sentido e só com Ele são plenos.

Comentários

Anónimo disse…
Parabéns Ricardo, pelo caminho que estás traçando

bjs
Anónimo disse…
A Páscoa é um momento mágico, cada vez mais mágico a cada ano que passa...o dom imenso de se sentir envolvido, de deixar o espírio pairar no que é intemporal, eterno...e ficar ali,com um sabor doce no coração...a alma renovada, revigorada e apaziguada...
Saraï disse…
Há quantos anos velas, venerando e adorando?! ...há alguns... se bem me lembro. Sempre te admirei pela tua força nessa noite unida ao dia.
... Um dia, quem sabe, também eu consiga...
Thinky_girl disse…
Meu Deus, eu não consigo, mas virá o dia que o farei!
Obrigada, as tuas palavras iluminaram-me o espirito, a alma! Muito obrigada! Talvez para o ano, quem sabe...
Admiro a tua força e a tua fé!!!

Beijos*****

Mensagens populares deste blogue

O Senhor é a minha força!

Lost memories

Somos herdeiros de Deus para toda a eternidade