Quando um sorriso vale mais do que um beijo


Qual de nós nunca chegou a casa a pensar no bom que seria ter um sorriso à nossa espera?
Há dias que nos correm muito mal... que não dá vontade de falar com ninguém, de contar a nossa história... mas um sorriso, seja do senhor da padaria, do vizinho que está a sair de casa, ou de alguém que esteja em casa a nossa espera... um sorriso sabe sempre muito bem.

Há pessoas que têm uma capacidade enorme de sorrir naturalmente em qualquer ocasião. Pessoas que nos encantam, que nos fazem sentir inveja de tanta boa disposição, de tanta felicidade. Há sorrisos que nos beijam de tão quentes que são.

O sorriso pode ser a mais hipócrita das recepções, pode ser o espelho invertido do real sentimento que vai dentro de nós. Há pessoas que riem quando estão nervosas ou mesmo que riem apenas para agradar alguém que os está a massacrar com assuntos completamente sem interesse.

Mas o sorriso é dos gestos mais simples e mais “baratos” que podemos ter e ainda assim dos mais valiosos.

Quando estamos junto ao leito de alguém que se prepara para encontrar o Criador, é reconfortante ver a pessoa que parte adormecer com um sorriso. Sentimos que naquele momento um anjo lhes tocou. Podemos ir mais longe e guardar a recordação de um anjo que se deitou a seu lado, deu-lhe a sua mão e surrurrou-lhe ao ouvido estas palavras: “hoje mesmo estaremos juntos na alegria do nosso Deus e tudo estará bem”. Às quais apetece responder: “Ámen!”

Vivemos num tempo em que muitas pessoas têm muito poucos motivos para sorrir. A avaliar pelas notícias que todos os dias bombardeiam os nossos meios de comunicação, o mundo encontra-se à beira do abismo, as sociedades, tal como as conhecemos, à beira do colapso e a vida na Terra cada vez mais em risco face às agressões que todos os dias o nosso planeta é alvo.

Mas, neste tempo de acesas campanhas eleitorais e de comícios, almoços e jantares de propaganda, vemos os nossos políticos a distribuir beijos com uma leviandade aterradora, como se distribuíssem esmolas pelo povo. O povo não quer esmolas, nem beijos saídos de uma verdadeira “fábrica de simpatia”. O povo quer sorrir. E sorrir significa poder pôr comida na mesa todos os dias, pagar as contas e as hipotecas, vestir, calçar e educar os filhos.
Esses sorrisos valem a vida de todos aqueles que nos prometem que se forem eleitos vão melhorar tudo. Valem todo o seu sangue. Valem todas as suas lágrimas. Mas não, eles distribuem beijos. E depois sorriem quando, contados os votos, tomam conhecimento de quantos cargos altamente remunerados vão poder distribuir pelos amigos. Enquanto os pobres a quem distribuíram beijos continuarão à espera que alguém os faça sorrir.

Jesus Cristo verteu todas as Suas lágrimas, todo o Seu sangue, deu-Se todo e até ao fim. Salvou-nos todos do pecado e da morte eterna. Trouxe-nos uma mensagem de paz, de fraternidade, de amor e de humildade. O Filho do próprio Deus, o príncipe dos príncipes, o Rei dos Reis cumpriu tudo o que prometeu, e com compromisso de vida eterna. E os nossos governantes não conseguem cumprir o que prometem a 4 anos.

Vale mais confiar no Senhor do que fiamo-nos nos “poderosos”. Não podia estar mais certa esta frase.

Conheço algumas pessoas que são sorridentes por natureza, outras a quem é, simplesmente, muito fácil roubar um sorriso, mesmo quando estão mais abatidas.

Mesmo não sendo uma pessoa muito sorridente, sou um enorme admirador de sorrisos. Conheci em tempos alguém que me “obrigou” a aprender a sorrir. Não foi fácil superar essa dificuldade. Há alturas na nossa vida em que o nosso rosto se torna duro como pedra, em que abdicamos de toda e qualquer demonstração exterior de sentimentos. Mas todas as sementes, quando bem regadas, acabam por dar fruto, de uma maneira ou de outra o desafio foi vencido. Não foi fácil convencer-me de que um sorriso pode valer mais do que mil elogios, do que um abraço ou do que um beijo. Mas é verdade. Quando alguém está à espera da nossa reacção após algo que tenha feito e o presenteamos com um semblante de alguém que não sabe do que se trata e que nada tem a dizer sobre o assunto... desiludimos, entristecemos e desmoralizamos os corações dessas pessoas.

Agradeço profundamente a quem teve a coragem de me fazer ver isto com clareza e a tempo de mudar.

Agradeço também a todos quantos de uma forma ou de outra sorriem, porque não imaginam o bem que fazem a si próprios e o enorme milagre que são na vida dos que os rodeiam.

Sorrir simplesmente porque acreditamos que somos abençoados por um Pai que nos trata como os seres mais importantes deste imenso universo ou sorrir por qualquer outro motivo, mas sorrir porque faz bem, sorrir porque ficamos mais bonitos, não nos importando com as rugas, sorrir porque é das poucas liberdades que ninguém nos pode tirar. Porque quando um bebé ri de algo que fazemos toda a família faz uma festa. Quando o nosso(a) namorado(a) sorri nós ficamos felicíssimos, quando o nosso professor sorri depois de darmos uma boa resposta, os nossos pais sorriem quando dizemos que acabámos o curso, quando o nosso patrão sorri porque acabámos um trabalho com sucesso. Porque até as crianças quando desenham o Sol o pintam com o sorriso.

Não precisamos mais nada, apenas de sorrir.

Obrigado!

Comentários

Rita disse…
O melhor para ti, do fundo do coração...*
Beijinho grande...

Mensagens populares deste blogue

O Senhor é a minha força!

Somos herdeiros de Deus para toda a eternidade

Lost memories