Ano da Graça de Nosso Senhor de 2007

Antes de adormecer foi isto que eu vi:
Chegavam-se os últimos dias do nosso estágio e aproximava-se a semana académica. De facto, eu estava consciente que depois da Páscoa seria um instantinho até ao fim do ano, mas não me apercebi do tempo passar...e dias de nostalgia chegaram com uma pressa assustadora, como se o tempo corresse contra ele próprio... Corriamos o risco de não saborear os momentos como devia de ser.
No dia do cortejo, tudo aperaltadinho para o jantar, cada qual com o seu lençol... o branco destas vestes escondia a escuridão e o vazio que enchiam alguns dos corações que para ele se dirigiam... era o último... era o último em que participavamos como estudantes, o único em que seriamos finalistas, o derradeiro... aquele em que seriamos as estrelas... a noite em que todos nos iam desejar felicidades, em que os abraços se iriam repetir e repetir... em que as promessas de amizade eterna, de companheirismo fiel... todas saiam facilmente, como se de um grito de raiva se tratasse... como se quisessemos dizer: "não, não vamos embora, vamos ficar aqui para sempre, juntos, unidos, amigos inseparáveis!"
As horas foram passando, os lençóis eram a ampulheta que marcava o tempo até ao fim daquela noite... à medida que ia faltando espaço para neles escrever iamos percebendo que já todos tinham assinado a sua despedida... estava quase na hora de todos recolherem a suas casas e o fim das festividades encerrasse mais um ciclo... por ventura, o caminho mais longo que percorremos estava prestes a chegar ao fim e, das festas que o celebram, já pouco ou nada restava...
Eu já participei em muitas missas, sim... Se Deus quiser, perderei a conta das que ainda irei participar... mas nunca, nunca mais terei uma como a que tive no dia 6 de Maio de 2007! A benção de finalistas... É nossa, é de cada um que em cada ano termina... Não há ano anterior ou ano vindouro que substitua aquela em que nos despedimos! Ficou guardado para o fim o momento alto, aquele em que junto de Deus e em comunhão com aqueles que foram nossa família durante 5 ou mais anos agradecemos, louvamos e glorificamos Aquele que é tudo em todos. E não podiam ser mais bonitas as palavras da liturgia desse dia: "Louvarei para sempre o Vosso nome, Senhor, meu Deus e meu rei."
Como diz o salmo 97: "Cantai ao Senhor ao som da cítara, ao som da cítara e da lira; ao som da tuba e da trombeta, aclamai o Senhor, nosso Rei.", foi com esse espírito que cantámos, tocámos e se tocámos!!!
Foi tempo de comemorar com as nossas famílias, era dia de festa e não podia desejar melhor do que a que tive... Só posso agradecer a Deus a maravilhosa família que tenho e o quanto me apoiou e me amou ao longo de todos estes anos. Para eles a promessa da minha entrega incondicional e a garantia que serei fermento na terra onde for lançado e que nunca esquecerei as minhas origens!
Entretanto o fim do estágio... outra vez a saudade, a despedida de um tempo que parece que durou uma eternidade mas que chegou tão depressa ao fim... quase parecia mentira... ao fim de 8 meses iamos deixar um lugar onde fizemos boas amizades, onde fortalecemos as que já tinhamos e onde aprendemos que o mundo não é uma maravilha, mas onde podemos e devemos fazer o nosso melhor para nós e para os outros.
Os dias seguintes, para mim, foram estranhos... o descanso soube muito bem, mas... faltava algo... dava ideia que já não era útil... e senti o desespero de quem é posto na rua sem ter para onde ir e sem saber o que vai fazer a seguir... É verdade, tenho o meu curso para acabar, mas... habituamo-nos a ser úteis, a fazer algo, e sentimo-nos realizados... é verdadeiramente frustrante perder isso, mas a vida continua...
Também neste ano, não podia faltar, a sempre especial celebração da Vigília de Pentecostes. Nunca cheguei a agradecer a honra que me foi dada de poder mais uma vez dirigir o coro que animou a celebração da manifestação da vida, da presença e da força que os jovens têm! Há muitas formas de o fazer durante todo o ano... nem se devem restringir unicamente a esta. Mas esta é a celebração do Sacramento da Confirmação, em que todos, no seguimento do Baptismo Renovado na água benzida na Luz de Cristo na santa noite da Vigília Pascal, afirmamos com sincera intenção o nosso Sim e confirmamos a nossa entrega àquele que inspirou São Paulo a dizer que "há mais alegria em dar do que em receber". E foi neste espírito de profunda entrega que desfrutei do prazer, da honra, da dádiva que foi poder mais uma vez, e com a ajuda de todos, fazer ecoar nas paredes do templo a força que vai na alma daqueles que realmente são igreja, que podem dar mais, daqueles cujo coração tem vontade de ser mais e melhor, e por quem rezo e espero que o caminho seja recto e abençoado!
Não fosse o tempo um verdadeira atleta e não teria chegado tão depresa o dia dos meus anos... não era um dia pelo qual tivesse demasiado apreço... nunca foi um dia especial, mas se calhar vai passar a ser... Já me fizeram surpresas no dia dos meus anos, recebo sempre mensagens bonitas e sinto sempre o calor e a amizade que todos generosamente me dão... mas este ano foi... como dizer, INCRÍVEL!!! Nunca julguei ser possível... nunca julguei que realmente um dia pudesse marcar toda uma existência... toda uma vida... jamais irei esquecer todos o que de manhã à noite me fizeram sentir especial... e me permitiram sonhar! Sonhar!
Não foram as prendas... foram os sorrisos, as presenças e o carinho, que jamais esquecerei...
Sei que ainda faltam tempos tortuosos, os próximos meses não serão propriamente fáceis nem calmos... mas não haverá nada que retire da minha cara, do meu coração, dos meus sonhos, um sorriso, sorriso enorme, como nunca julguei alguma vez poder sorrir... ao fim de muitos e muitos anos de batalhas, de vitórias e derrotas, de amores e desamores... encontrei um lugar no meu coração onde me poderei sempre refugiar... é um lugar onde guardei todas as memórias destes 30 dias maravilhosos que acabo de descrever...
Isto foi tudo o que recordei as 3h da madrugada de dia 3 de Junho, antes de adormecer...
E soube tão bem!
Tudo isto acontece no mesmo ano, até parece mentira... Não posso deixar de apelidar este ano como Ano Santo, ano santo para mim que vivi em pouco mais de um mês as sensações mais incríveis que uma pessoa pode sentir...
É caso para dizer: MELHOR É IMPOSSÍVEL!!!

Comentários

Anónimo disse…
como é sempre melhor do que nunca...um feliz aniversário..

Um pouco atrasado eu sei mas acredita que não foi por me esquecer mas apenas por não ter lembrado!!

beijos Su*

Mensagens populares deste blogue

O Senhor é a minha força!

Somos herdeiros de Deus para toda a eternidade

Lost memories